A Dança Hebraica
O povo hebreu foi o único a não transformar sua dança em arte, pois eram proibidos por sua religião de representarem seres vivos. Suas danças eram espontâneas nas multidões, principalmente em rodas e fileiras. O principal documento que descreve a dança hebraica é a Bíblia, onde se encontram várias citações:
Danças em fileiras aparecem, por exemplo:
* no Êxodo 15, quando a profetisa Míriam, irmã de Moisés, com tamborim na mão, dirige um coro de mulheres para celebrar a passagem pelo Mar Vermelho;
* o mesmo rito será dançado na vitória de Jefté (Juízes 11, -34),
* na vitória de Davi sobre Golias (Samuel 18, 6-7),
* na vitória de Judith sobre Holoferno (Judith 15, 12-13).
As rodas são evocadas em:
* no Êxodo 32, quando, ao descer do Sinai, Moisés encontra seu povo dançando em torno do Bezerro de Ouro;
* nos Salmos (26, 6): "Javé, ando em roda em torno de teu altar".
* As "jovens de Silo" dançam em roda nos vinhedos, sem dúvida durante a festa dos Tabernáculos, quando os homens de Benjamin vêm raptá-las (Juízes 21, 19-23).
Uma dança importante, que deve ser estudada mais detalhadamente, é a famosa dança de Davi quase nu diante do Arco, ao voltar de Jerusalém (Samuel 6).
Essa dança se caracteriza por giros e saltos, lembrando a dança pré-histórica, e talvez a nudez de Davi esteja relacionada, milhares de anos depois, àqueles rituais.
Contexto Histórico
Os antigos hebreus (etnônimo possivelmente oriundo do termo hebraico Éber, ou עברים, transl.ʿIvrim, significando "descendentes do patriarca bíblico Éber") foram um povo semítico da região do antigo corredor sírio-palestino, localizado no Oriente Médio. O etnônimo também foi utilizado a partir do período romano para se referir aos judeus, um grupo étnico e religioso de ascendência hebraica. Acredita-se que, originalmente, os hebreus chamavam a si mesmos de israelitas.
A primeira referência aos hebreus ocorre por volta de 1200 a.C., no reinado do faraó Merneptah. Nessa época, algum povo conhecido como “israelitas” já habitava a região da palestina no Oriente Próximo. As tradições hebraicas mais antigas sobre suas origens, como o gênesis da Bíblia, falam de certos patriarcas (Abraão, Isaac, Jacó) que teriam iniciado a linhagem dos hebreus. As origens dos povos hebreus, de acordo com a história de gênesis, são situadas na mesopotâmia (a cidade de Ur).